O estresse pode causar dor de cabeça?
27/04/2022
CausasO energético é uma bebida muito consumida, geralmente, com a intenção de ficar mais ativo. Como tem cafeína em sua composição, isso pode acontecer. Mas, algumas dores de cabeça também.
Publicado em: 27/04/2022 - Atualizado em: 11/11/2024
Apesar de atualmente existirem no mercado diversas marcas de energético com composições diferentes, é comum que eles tenham alguns ingredientes como base: açúcar, taurina e cafeína. Essas substâncias têm muitos efeitos no corpo e em grandes quantidades podem levar a dores de cabeça.
Como na maioria dos casos, é a quantia e a intenção do consumo que determina os efeitos de um produto. No caso do energético, os motivos mais comuns são: mistura com bebida alcoólica mais energia para malhar, trabalhar ou também só porque realmente gostam do sabor.
Uma lata de energético tem 90 mg de cafeína, o correspondente a uma xícara de 60 mL de café expresso - este é o principal motivo do seu consumo, aumentar os níveis de energia do corpo. A cafeína estimula o sistema nervoso central e dificulta o funcionamento da adenosina, o hormônio do sono.1,3
O problema é que em grandes quantidades, o energético pode causar dores de cabeça e/ou dores no estômago, porque faz o coração bater rápido e também aumenta a pulsação de sangue na cabeça, o que tende a causar dor de cabeça em pessoas mais sensíveis. E a dor de estômago quando consumido após um longo tempo sem comer, porque a cafeína também pode irritar as paredes do órgão.3
A taurina, outro ingrediente da sua composição, tem como intenção aumentar o foco, atenção e disposição, porém, assim como a cafeína, ela também deve ser consumida com moderação, uma vez que pode causar uma sobrecarga cardíaca. Entretanto, em dosagens baixas, tende a ser benéfica ao corpo, com ação anti-inflamatória e antioxidante, podendo até evitar dores de cabeça.2
O energético em quantidades ponderadas pode ser uma escolha para ter mais atenção e foco. Entretanto, é sempre bom lembrar que em sua composição também está o açúcar, que em grandes quantias apresenta riscos de desenvolver diabetes. Logo, o consumo deve ser moderado sempre!
Para evitar dores de cabeça e outras doenças derivadas do alto consumo de energético, escolha doses baixas da bebida ou substitua por outra que não traga tantos riscos. O café (sem açúcar, de preferência) atrelado a uma boa qualidade de vida, exercícios e alimentação ideal, pode ser uma boa opção.
Dosando a quantidade do que é consumido, é possível ingerir tudo que o que se gosta. O exagero no consumo de qualquer alimento, tende a ser prejudicial à saúde. Por isso é tão importante conhecer tudo que come ou bebe, para saber quais as porções ideais que não vão causar efeitos negativos, como a dor de cabeça.1
Consulte um nutricionista para entender mais sobre a composição dos alimentos e saber quais são indicados para acompanhar a sua rotina. Dessa forma, as chances de ter uma melhor qualidade de vida sem dor de cabeça são maiores.
Conteúdos relacionados: