O estresse pode causar dor de cabeça?
27/04/2022
CausasQuais as causas da produtividade tóxica? E seus riscos? Conheça tudo sobre esse conceito que pode ser muito prejudicial para sua saúde!
Publicado em: 19/09/2023 - Atualizado em: 11/11/2024
Certamente você já ouviu ou leu a frase “trabalhe/estude enquanto eles dormem”, não é? E se por algum segundo passou pela sua cabeça seguir esse conselho, é hora de repensar.
Afinal, a produtividade tóxica é um dos caminhos mais rápidos para o esgotamento físico e mental, e pode colocar a sua saúde em risco.1,2
Por isso, se você está se cobrando muito e não consegue se “desconectar” das obrigações, leia este artigo para entender as complicações e como evitar a busca pela produtividade excessiva.
Na psicologia, a produtividade tóxica é a cobrança constante pela alta performance¹. Ou seja, a pessoa acredita que precisa ser útil, bom e produtivo em todos os momentos do seu dia e em tudo o que se propõe fazer.
No entanto, como se pode imaginar, essa “produção excessiva” não é sustentável, e acaba colocando em risco o bem-estar físico e mental. ¹
A preocupação com a produtividade faz a pessoa manter-se sempre ocupada, sem tempo para lazer e descanso na rotina.
Essa autocobrança pode prejudicar bastante a qualidade de vida no trabalho e na esfera pessoal, além de afetar os relacionamentos e, principalmente, a saúde. ¹
A produtividade no trabalho pode parecer normal, e é até o desejo de muitos. Afinal, essa é uma das cobranças mais comuns no ambiente corporativo.
No entanto, quando a busca por ser produtivo foge do controle, ela pode gerar problemas sérios. ¹
Identificar esse cenário pode ser difícil porque os sintomas aparecem gradualmente, de forma sutil. Por isso, separamos algumas manifestações que podem indicar que você está seguindo esse conceito muito “ao pé da letra”.
Tudo feito em excesso causa exaustão, e com o trabalho não é diferente.
Além de estar produzindo a todo tempo, o que cansa o físico, os pensamentos de autocobrança, a ansiedade causada por essa produtividade, e o estresse pelo trabalho colocam a saúde mental em risco.
O resultado desse “combo” é a falta de motivação no trabalho, além de sintomas físicos, como dor de cabeça e enxaqueca, e sentimentos de tristeza, desânimo e afins.1,2
Leia também: O que é Cefaleia de tensão?
A pessoa que se cobra excessivamente por ser mais produtivo, mesmo quando encaixa atividades de lazer na rotina, não consegue se desligar do trabalho. Ela está o tempo todo pensando no que ainda precisa ser feito, na próxima entrega, na próxima reunião, etc.
Além disso, é muito comum que ela leve consigo os equipamentos de trabalho, como o celular e o notebook, para qualquer lugar. Afinal, caso seja necessário ou “sobre um tempinho”, pode adiantar demandas.
Principalmente para quem trabalha em home office, estipular horários para iniciar e finalizar a jornada de trabalho é desafiador.
Se a pessoa está constantemente em busca de ser mais produtiva, não é de se estranhar que ela estenda o turno de trabalho e faça jornadas intermináveis.
Muitas vezes, até o horário de almoço é feito na frente do computador, isso considerando aqueles que param para comer.
No final, sobra pouco tempo diário para fazer outras atividades, como praticar um exercício físico, ficar com a família ou rever os amigos.¹
Como vimos, um dos principais sintomas da produtividade tóxica é o esgotamento físico e mental, certo? Agora, reflita: uma pessoa cansada consegue ter um bom rendimento?
Por mais que o desejo seja entregar mais, o estado mental impede o bom resultado, e além de render menos, a qualidade do trabalho fica prejudicada. Por isso, se você sente que a qualidade da sua produção reduziu, isso pode ser um sinal de alerta!
Especialmente para quem atua na modalidade de trabalho remoto, deixar as tarefas de lado para fazer outra coisa pode ser complicado, mesmo que a jornada diária já tenha acabado.
Isso acontece, principalmente, porque o ambiente em que se trabalha é o local que teoricamente deveria ser de descanso. Nesse caso, a pessoa fica com a impressão de “morar no serviço” e, quando vê, está todo tempo imersa nas demandas profissionais.
Uma forma de quebrar essa conexão constante com o trabalho é definindo um espaço para ele.
Seja um cômodo ou um espaço pequeno em alguma área da casa, ter esse local delimitado ajuda a entender que ali você deve trabalhar, mas, fora dali, é seu momento de relaxamento.
Entre as mudanças causadas pela pandemia em nossa rotina, o crescimento do trabalho remoto foi uma das mais significativas.
Com o isolamento social, as empresas se viram obrigadas a remanejar os funcionários para a modalidade home office, o que trouxe muitos benefícios para alguns, mas também ocasionou problemas, como a produtividade tóxica no trabalho. ¹
O trabalho longe dos olhos e da supervisão dos gerentes, em alguns casos, aumenta a cobrança por rendimento, ao passo que o próprio colaborador se preocupa em ‘fazer mais” para mostrar dedicação e entrega. Isso sem contar o aumento de demanda. ¹
Para se ter ideia, 60% dos colaboradores afirmam que tiveram cargas de trabalho maiores em 2020 e 2021, se comparado aos anos anteriores, segundo dados divulgados pelo Valor Econômico.
Além disso, o cenário instável durante a pandemia fez muitas pessoas entrarem no ciclo da produtividade excessiva por medo de serem desligadas. ¹
Mesmo com a volta do trabalho presencial após o período de isolamento, algumas pessoas continuam preocupadas com a alta performance, e aquelas que continuaram no modelo remoto, ainda sofrem com a cobrança excessiva.
Isso sem falar na dificuldade de separar os momentos de lazer e trabalho, já que a casa, considerada local de descanso, também é o local de trabalho.
Leia também: Um bom sono: alívio para suas dores de cabeça
Entre as principais causas da produtividade tóxica estão:4
Leia também: Tipos de dores de cabeça e suas especificações
Um dos principais riscos da produtividade excessiva é desenvolver a Síndrome de Burnout, uma condição de esgotamento físico, emocional e mental relacionada ao trabalho. ³
Esse distúrbio mental foi classificado como doença ocupacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2022, devido ao grande número de pessoas diagnosticadas. ³
Em geral, a síndrome se manifesta pela: ²
Para evitar complicações, ao notar os primeiros sintomas, o ideal é buscar por acompanhamento profissional. O tratamento da Síndrome de Burnout é feito com psicoterapia e o uso de medicamentos, em alguns casos. ²
Além disso, a rotina de trabalho exagera, sem momentos de pausa, pode causar:²
O primeiro passo para sair do ciclo da produtividade tóxica é entender, de vez por todas, que ela não melhora seus resultados. Pelo contrário, ela reduz a qualidade da sua entrega, diminui seu rendimento e prejudica sua saúde.
Para evitar esse cenário, em vez de encher a agenda de compromissos de trabalho ou estudo, encaixe atividades de lazer, curtição e relaxamento na sua rotina.
Uma dica simples, mas que pode ajudar a descontrair, é ouvir músicas para relaxar a mente durante as tarefas que exigem mais de você.
Esses momentos leves vão melhorar sua produtividade e criatividade, e você vai render muito mais quando tiver que voltar ao trabalho. Afinal, você se sentirá descansado e mais feliz, sem estresse, ansiedade ou dor de cabeça!
E falando em dor… se o incômodo aparecer por aí, você já sabe: chama a Neosa para uma vida sem dor de cabeça!
Neosaldina. Drágeas. dipirona, mucato de isometepteno, cafeína. Solução oral. dipirona, cloridrato de isometepteno, cafeína. Indicações: analgésico e antiespasmódico para o tratamento de diversos tipos de dor de cabeça, incluindo enxaqueca ou para o tratamento de cólicas. MS 1.7817.0899.
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Junho/2023.
Conteúdos relacionados: