Causas

Alimentos light: cuidados para evitar dores de cabeça

Entender as propriedades dos alimentos consumidos ajuda a identificar quais escolhas fazem bem para sua saúde e quais podem causar dores de cabeça, como no caso dos alimentos light.

Publicado em: 27/04/2022 - Atualizado em: 11/11/2024

Imagem do post Alimentos light: cuidados para evitar dores de cabeça

É comum as pessoas considerarem que os alimentos light são mais saudáveis que os outros tipos, entretanto, tudo depende do objetivo de consumo e do metabolismo de cada pessoa. Para pessoas sensíveis a dores de cabeça, alimentos light podem ser o estímulo-chave.

Conhecer as propriedades e entender a diferença, do light para o diet, por exemplo, podem evitar dores e tornar a alimentação mais saudável, que é essencial para evitar dores de cabeça e ter uma vida mais tranquila.

Qual a diferença de diet e light?

Estes termos não estão diretamente ligados às dietas restritivas ou emagrecimento - como o senso popular acredita - eles indicam alguma alteração nas propriedades dos alimentos. Esta mudança, inclusive, pode ser a causa da dor de cabeça. É a falta de alguma propriedade ou o substituto dela que afeta ainda mais as pessoas sensíveis, como adoçantes ou quantidade extra de sódio.2

Os alimentos light - leve, em inglês - têm quantidades reduzidas de colesterol, açúcares, gorduras ou sódio. Não de todos em um só produto, somente de um destes. O alimento light tem uma redução de pelo menos 25% de algum nutriente.2

Já os alimentos diet - dieta, em inglês - têm ausência total de um nutriente da sua composição. Esta ausência, geralmente, vêm acompanhada de uma substituição, para manter o sabor do alimento, como, por exemplo: de açúcar por adoçantes.

Por que os alimentos light causam dores de cabeça?

Antes de mais nada, eles são alimentos industrializados, e a maioria dos alimentos light passa por diversos processos, ou seja, são considerados alimentos ultraprocessados. Nestes processos, além de adicionar substituições para as quantidades menores de nutrientes, também são adicionados conservantes alimentícios, que tendem a causar dores de cabeça em pessoas que têm sensibilidade.1,2

Muito dos alimentos light contam com uma quantidade de sódio mais alta do que o comum, para manter o gosto ou até para aumentar o tempo de validade. Entretanto, caso o consumo do alimento seja grande, pode levar à pressão alta que, entre outras consequências, também leva a dores de cabeça.2

Por isso, é muito importante conhecer as necessidades nutricionais e as propriedades de cada alimento, já que alimentos light não são ideais para a rotina de todas as pessoas.

Qualquer pessoa pode consumir alimentos light?

Para que tragam bons resultados para o corpo, é ideal que os alimentos consumidos sejam selecionados por profissionais de saúde. No caso dos alimentos light ou diet, eles são mais direcionados para pessoas que têm alguma restrição alimentar ou problema de saúde em que não pode ter o consumo de um certo nutriente.2

Logo, caso não tenha nenhum problema ou restrição, o melhor para manter uma rotina saudável e sem dor de cabeça, é contar com produtos naturais: frutas, legumes e verduras.

Existe uma frase famosa no meio médico que diz: &ldquodescasque mais e desempacote menos&rdquo, portanto, conte com os alimentos naturais para compor sua rotina alimentar. Desta maneira, é possível evitar dores de cabeça por alimentos industrializados, além da possibilidade de melhora da expectativa de vida.

Já que uma rotina com alimentação saudável, atrelada a um bom consumo de água e exercícios, é o recomendado para viver melhor e, possivelmente, sem dores de cabeça.


Conteúdos relacionados: