Causas

Dor de cabeça e dor de dente: existe relação?

A dor de dente pode ter vários motivos, assim como a dor de cabeça, mas quando aparecem juntas, podem estar ligadas à mesma causa. Entendê-la pode ajudar a eliminar esse mal.

Publicado em: 27/04/2022 - Atualizado em: 11/11/2024

Imagem do post Dor de cabeça e dor de dente: existe relação?

A dor de dente, assim como a dor de cabeça, é um alerta do corpo que indica que algo não está no seu melhor andamento. Esse incômodo tende a indicar a necessidade de consultar um profissional para descobrir o motivo de ele ter começado, já que, dependendo do tempo de reação, pode levar a complicações.

Por que a dor de dente pode estar ligada à dor de cabeça?

A dor de dente aparece com a dor de cabeça quando está relacionada a alguns problemas, como: bruxismo dentes inflamados disfunção temporomandibular (DTM) infecções apertamento dentário odontalgia atípica (dor frequente, sem causa identificada) e tumores da face.2

Desses motivos, o mais comum que engloba dores de cabeça e nos dentes é a disfunção temporomandibular (DTM), que é o conjunto de sinais e sintomas que afeta a musculatura responsável pela mastigação e articulação entre a mandíbula e o crânio (anterior à orelha).

Essa disfunção está dividida em três tipos:


  • muscular: quando a dor aparece por excesso de tensão no sistema mastigatório

  • articular: a dor tem relação com a sobrecarga da articulação e pode ser causada por traumas ou doenças degenerativas (exemplo: artrite reumatoide)

  • mista: em que a dor aparece pela tensão muscular e articular.1

As dores de dente pela DTM não possuem uma causa definida, porém, alguns fatores podem ser desencadeantes e/ou aumentar o risco de desenvolvê-la, como:

Mas por que a DTM pode dar dor de cabeça?

Os distúrbios causados pela DTM podem provocar dores de cabeça pela grande tensão que essa condição causa nas articulações e nos músculos da face. Esse aperto que é feito na mandíbula força o músculo e, pelo tempo pressionando os dentes, podendo acarretar em dores nos dentes e dores de cabeça.1

É muito comum que isso aconteça em momentos de ansiedade ou estresse e que também seja imperceptível para a pessoa que possui o hábito de apertar os dentes. Essa complicação tende a ser notada somente no momento que desencadeia as dores de cabeça.1

Entretanto, nem sempre esse diagnóstico é rápido e, enquanto ele acontece, além das dores de cabeça, a DTM também pode agravar a intensidade e a frequência dos quadros de enxaqueca em pessoas que sofrem com essa doença. Além disso, ela também tem como características dores no pescoço, no ouvido, na face, dificuldade em abrir e fechar a boca e barulhos ao mastigar ou falar.1

Por isso, é preciso buscar sempre um profissional quando uma dor acontece, ainda mais quando duas aparecem juntas, como é no caso da dor de cabeça e da dor de dente.

Como melhorar as dores de cabeça causadas pela DTM?

Antes de tudo, é preciso consultar um dentista e/ou um neurologista para confirmar o diagnóstico e ter certeza que realmente se trata de disfunção temporomandibular. Feito isso, algumas opções são recomendadas para melhorar as dores de cabeça e nos dentes, como:


  • placas de mordida: para evitar o ranger de dentes ao dormir

  • exercícios de fonoaudiologia: para alongar e fortalecer os músculos da mandíbula

  • medicamentos: com prescrição médica para diminuir as dores

  • acupuntura: para reduzir a dor, o estresse e a ansiedade

  • meditação: para o relaxamento e o alívio da ansiedade

  • cirurgias: em casos extremos quando o tratamento convencional não funciona.1,2

Lembrando que o tratamento deve ser prescrito por um profissional de acordo com a fase em que está o problema e que segui-lo pode melhorar as dores.

Porém, deve-se considerar a continuidade dele, uma vez que existem causas derivadas do psicológico, que não possuem uma solução definitiva. Por isso, é preciso valorizar a saúde mental, buscando sempre as melhores formas de conter e tratar o estresse, a ansiedade e a depressão.

Também é recomendado manter uma boa higiene bucal, para que outras complicações que também podem desencadear dores de cabeça e nos dentes não apareçam.

Preze pela saúde mental e física, com cuidados simples e constantes é possível ter uma vida saudável e sem dores de cabeça. Ao conseguir manter o bem-estar e a autoestima em dia, as chances de uma vida feliz são maiores.


Conteúdos relacionados: